top of page

Equipe 

A força da MAS Cultura e Comunicação está nas pessoas que a constroem. Somos uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas; cultura, comunicação, design, gestão e produção, unidos por um mesmo propósito: transformar ideias em ações culturais reais.

Design sem nome (3).png

Diretor - Palestrante - Consultor Cultural

Marcos Sant'anna

Marcos Sant’anna é roteirista, escritor, palestrante e produtor cultural, cuja trajetória literária é marcada pela força da vida real transformada em palavra. Autor de quatro livros premiados, suas obras têm reconhecimento nacional, incluindo indicação ao Prêmio Oceanos de Literatura, promovido pela Fundação Cultural do Banco Itaú. Participou da Bienal Internacional do Livro de Minas Gerais e da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizando lançamentos e palestras. Integra o programa EU FAÇO CULTURA, da Caixa Cultural, que valoriza obras de impacto social e humanitário no Brasil. Com registro de roteirista na ANCINE (Agência Nacional do Cinema), vencedor de importantes editais culturais, como Jorge Portugal de Literatura, Calendário das Artes e A Bahia que Escreve.

Design sem nome (3).png

Parecerista

Misia Coutinho

No início dos anos 2000 foi convidada pela UFPE a desenvolver um projeto de inclusão e acessibilidades através das artes cênicas, foi da coordenação do projeto escola aberta da sec de educação de PE. Na gestão pública ocupou cargos no museu Murilo lá Greca , sec. Direitos Humanos e sec .da Mulher e Diretora do Teatro do Parque onde se destacou com a volta do projeto.seis e meia, Jardins do Parque. Premiada com documentários Malunguinho, PE Rumo as Etnias . Produtora do Projeto Música no Museu, O Suplício de Frei Caneca, A Paixão Segundo JFF . É a produtora da Metraton Produções onde produz eventos, filmes e espetáculos e atualmente está na Comissão Deliberativa do Funcultura , vice presidenta da ABD e Presidenta do Sindicato dos Artistas e Técnicos de PE . SATED - PE

WhatsApp Image 2025-11-11 at 14.35_edite

Parecerista

Antônio Carlos

Ao longo das décadas de 1980 e 1990, atuou como coautor de marcantes radionovelas exibidas em emissoras da Bahia, contribuindo para produções que se tornaram referência, como “Fonte dos Inocentes”, “Jogo Marcado” e “Lampião – A Lei do Sertão”, entre outras. Expandiu sua atuação para o teatro, destacando-se como adaptador de textos. Transformou para os palcos clássicos universais da literatura infantil — tais como O Sítio do Picapau Amarelo, Branca de Neve e os Sete Anões, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e A Bela Adormecida. Também assinou adaptações impactantes de obras da literatura brasileira, como O Quinze, de Raquel de Queiroz; Gota D’Água, de Paulo Pontes e Chico Buarque; e Dom Casmurro, de Machado de Assis. É pedagogo formado pela UNEB e psicopedagogo pela UNOPAR, reunindo sólida formação educacional e sensibilidade artística. Atua também como roteirista, possuindo registro profissional na ANCINE – Agência Nacional do Cinema.

Danilo_ fundo branco.jpeg

Parecerista

Danilo Moreira

Sociólogo e Antropólogo, com graduação em Ciências Sociais – Bacharelado, Especialização em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho. Mestre Interdisciplinar em Extensão Rural. Professor e pesquisador. Docente no ensino superior: Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Políticas Públicas, entre outras áreas. Atuou como Analista de Gestão Cultural/Sociólogo em secretaria de cultura de município baiano, de 2021 a 2024. Integrou Comissão Temática de avaliação das propostas de caráter cultural nos editais da Lei Paulo Gustavo - Lei Complementar nº 195/2022, com assessoria/consultoria técnica especializada para a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT/BA, no ano de 2023. Integrou Comissão Temática de avaliação das propostas de caráter cultural no âmbito de editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) - Lei nº 14.399/2022, com assessoria/consultoria técnica especializada via a MAS Cultura e Comunicação, em editais de municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará, no ano de 2024. Integrante do Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-brasileiros Abdias Nascimento/Ruth de Souza - Neafrar. Pesquisa e publicação de trabalhos acadêmicos sobre culturas negras/quilombolas e políticas culturais.

51311699-0d4a-4d57-a470-a72912591396.jpg

Parecerista

Eva Suene

Eva Suene Rodrigues é gestora ambiental, radialista e produtora de eventos culturais, com sólida experiência em políticas culturais e promoção da diversidade. Possui formação como Parecerista Cultural pelo Ministério da Cultura / Escult, atuando com análise técnica de projetos, avaliação de impacto sociocultural e acompanhamento de ações formativas. Foi Diretora de Diversidade e Igualdade Racial de Juazeiro (BA), contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos direitos humanos, equidade racial e fortalecimento das expressões culturais de matriz africana. Atua como parecerista da MAS Cultura e Comunicação, unindo conhecimento técnico, sensibilidade territorial e compromisso com iniciativas que promovem cultura, sustentabilidade e inclusão social.

Design sem nome (4).png

Parecerista - Design

Ronie Von Junior

Nascido em 04 de dezembro de 2000, é filho de Ronie Von Barros da Cunha (Maninho) e Lecia Ribeiro Cunha Barros. É servidor público municipal e atua como professor no Colégio Municipal Professor Ivo Braga (Curaçá) e na Escola Municipal de Tempo Integral São José (Juazeiro). Possui formação técnica em Agropecuária pelo CETEP José Amâncio Filho. É licenciado em Pedagogia pela Unicesumar, licenciado em História pela UNIFAEL e, atualmente cursa Jornalismo pela Unicesumar. Também é pós-graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira. Ronie é membro do Conselho Municipal de Patrimônio e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), representando o segmento de Patrimônio e Memória, atua como conselheiro fiscal da Associação Acervo Curaçaense, contribuindo para o fortalecimento das ações de preservação da memória e da cultura local. Amante das artes e da música, é profundamente fascinado pela cultura e pelo patrimônio material e imaterial de sua cidade.

WhatsApp Image 2025-11-11 at 14.41.42.jpeg

Parecerista

Marcos Velasch

Ator, Diretor, Dramaturgo e Roteirista.Com formação em Artes Visuais e uma licenciatura na área de Escrita Criativa em curso, concluiu os cursos de Dramaturgia Pluriversal I: Narrativas LGBT+ e Pluriversal II: Negras Narrativas, pela Escola Itaú Cultural. Escreveu e dirigiu mais de 20 espetáculos de teatro para o público adulto e infantil. Foi Parecerista nas Propostas Culturais da LEI Paulo Gustavo no Distrito Federal em 2023. Atualmente está envolvido nos Projetos das séries Filhos do Sertão e A Fazenda Mágica do Vovô Fabiano, na criação de uma série em formato vertical para a Agência Army.. É associado da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Recentemente foi contemplado com o Edital de Chamamento Público 09/2024 Fomento às Artes Audiovisual PNAB Bahia, na categoria Desenvolvimento de Roteiro de Longa Metragem com o Projeto Orunmila.

WhatsApp Image 2025-11-11 at 13.56.51.jpeg

Parecerista

Clarice Ferrari

Clarice Ferrari Normanha é gestora cultural, produtora, parecerista, escritora e roteirista. Certificada pelo Ministério da Cultura como Agente Cultural e Parecerista, integra o corpo técnico da MAS Cultura e Comunicação, contribuindo com análises e pareceres em editais e projetos culturais em todo o país. Atuou na gestão do Centro de Cultura João Gilberto e como conselheira municipal de cultura, com forte envolvimento nas políticas públicas do setor. É idealizadora do projeto “Velho Chico, um Rio de Histórias”, que une educação ambiental e valorização da cultura ribeirinha por meio da literatura e da animação. Destaca-se pela defesa da democratização do acesso à cultura e pelo fortalecimento das expressões artísticas no Sertão do São Francisco.

Captura de ecrã 2025-11-20 154921.png

Parecerista

Mauricio Corrêa

Mauricio Corrêa da Silva, 65 anos, é um profissional experiente e premiado com uma carreira de mais de quatro décadas no audiovisual e na gestão cultural, portando registros de Diretor, Roteirista, Repórter Cinematográfico e Gestor Cultural. Atualmente, é Membro da Direção da ABD/APECI-PE associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas e Associação Pernambucana de Cineastas de Pernambuco, do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco e da Câmara Setorial do Audiovisual de Pernambuco. Sua atuação institucional também inclui a participação no Conselho Deliberativo da ABI – Associação Brasileira de Imprensa. Sua trajetória abrange a realização de vários projetos audiovisuais premiados, como BYTES desenvolvimento de roteiro prêmio PNAB/ Edital Multilinguagens Prefe. Recife/PE e MiNC, a série de animação infantil “Os Amigos de Lili” _ prêmio ANCINE/FSA/BRDE, a série doc “Eu, Ariano Suassuna” – prêmio FUNCULTURA AUDIOVISUAL/PE, a série de humor “Os Ovos da Raposa” – prêmio ANCINE/FSA/BRDE, “Ensolarado Byte” (sobre Tecnologia e Cultura) _Prêmio DOC TV II _SAV/MiNC/TV Cultura São Paulo e “Mestres” sobre o Xilogravurista J. Borges- prêmio SIC-Gov do Estado de Pernambuco. Mauricio é o fundador da 3 BRASIS, produtora registrada na ANCINE. A empresa é associada a entidades importantes como BRAVI-Brasil Audiovisual Independente, CONNE – CONEXÃO Centro Oeste, Norte e Nordeste de produtoras audiovisuais e ABRANIMA – Associação Brasileira das Empresas de Animação, e integra o Porto Digital, onde foi agraciado com a “Homenagem aos que Constroem o Futuro".

PARECERISTA JOÃO BAMILÉKÉ.jpg

Parecerista

João Bamiléké Monteiro

Omo Sàngó do Terreiro Ogum Màáta/Tejipió, Recife-PE, iniciou sua vida religiosa no Terreiro Xambá do Portão do Gelo/Olinda em 1988, há 20 anos iniciado nesta Casa Tradicional, em 2013 esteve na Nigéria para apresentar um artigo acadêmico na Universidade OBAFEMI Awolowo, Ile Ifé/Osogbo/Nigéria, levando consigo o saudoso Babalorixá Paulo Braz Ifatogún, neto de Pai Adão Apeotoná, e o Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, Historiador, especialista em Preservação de Material Gráfico, articulador cultural, participou do Projeto África/Brasil DNA onde descobriu sua origem africana matrilinear – a dos Povos Bamiléké do norte dos Camarões. Funcionário público há 40 anos, fez assessoria a Escola de Samba Viradouro do Rio do janeiro no Carnaval de 2025 cujo enredo foi: Malunguinho Mensageiro de Três mundos, desenvolveu suas atividades profissionais como Técnico em Direitos Humanos e Educação quilombola da Gerência de Educação do Vale do Capibaribe/PE, Membro do State Of Africa Diasporica – SOAD deste julho de 2020, Coordena a articulação e mobilização do Projeto DNAPcT(Povos e Comunidades tradicionais) de Pernambuco e o Projeto Conexões Diáspora, atualmente Técnico em Educação Étnico Racial da Gre Metropolitana Norte, cursa Direitos Humanos na Educação pela UFPE/GREMetroNorte e Articulador da Associação Cultural Afro Axé da Lua.

bottom of page